sábado, 13 de março de 2010
quinta-feira, 11 de março de 2010
quarta-feira, 10 de março de 2010
sábado, 6 de março de 2010
JOSE DO EGITO - Finalizando a aula
Para finalizar esta aula maravilhosa, que tal um lanchinho? Uma idéia: SONHO!
Ingredientes:
Massa
500g de farinha de trigo
50g de fermento biológico fresco
100g de açúcar
100g de manteiga ou margarina
1 colher (café) de sal
3 ovos
1 copo de água
1 pitada de baunilha
Recheio
1/2 litro de leite
250g de açúcar
75g de farinha de trigo
4 gemas
1 pitada de baunilha
Modo de Preparo:
Massa: em uma vasilha (ou batedeira) misture 50g de farinha de trigo, fermento e um pouco de água. Deixe descansar por 10 minutos. Depois, adicione o restante dos ingredientes e faça uma massa bem macia. Coloque dentro de uma vasilha untada com óleo e cubra com filme plástico. Deixe crescer por 20 minutos. Após o crescimento faça os modelos desejados. Se for fritá-los, peneire farinha de trigo. Caso deseje assá-los, pincele com ovos mexidos. Espere novamente o crescimento dos modelos até dobrarem de volume. Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC ou frite-os no óleo com fogo médio. Espere esfriar e recheie. Recheio: em uma panela coloque a metade do açúcar e o leite para ferver. Em uma vasilha coloque as gemas e a outra metade do açúcar e bata com um fouet até as gemas branquearem. Depois, adicione a farinha de trigo e reserve. Assim que o leite ferver adicione um pouco deste na mistura e, em seguida, leve para cozinhar mexendo sempre para que não empelote. Assim que o creme engrossar apague o fogo, adicione a manteiga e mexa até fica homogêneo. Coloque o creme em uma vasilha e cubra com filme plástico rente ao creme. Espere esfriar e recheie os sonhos.
JOSE DO EGITO
OS SONHOS DE JOSÉ
Era uma vez um menino especial, chamado José, ele era filho de Jacó e Rebeca, e José tinha 11 irmãos! Ele era especial porque tinha um dom: Revelação em sonhos. Por isso ele foi se destacando dos demais irmãos, e isso causou muita inveja neles. Certa vez, eles levaram José para um lugar longe de casa e chegando lá, jogaram José num buraco e foram embora, José chamou pelos irmãos mas ninguém o tirou daquele buraco. No outro dia vieram os compradores de escravos e compraram José, e o levaram para trabalhar no Egito. Potifar, um homem importante do palácio o comprou. Um tempo depois foi acusado injustamente e preso. Mas ele era separado de Deus, enquanto estava na prisão ele descobriu que é preciso ter paciência para Deus trabalhar na nossa vida, e que as coisas acontecem no tempo de Deus.
Quando o faraó soube que José decifrava sonhos o chamou e ele entendeu o sonho do Faraó e avisou sobre a grande seca, e ele salvou todo o povo. E foi exaltado, se tornou governador.
Depois disso, ele reencontrou seus irmãos e os perdoou, e foram todos morar com José, porque um escolhido de Deus, tem um coração bondoso, pronto para perdoar.
NÓS TEMBÉM TEMOS O DIREIO DE SONHAR. SONHAR COISAS BOAS, SONHAR COM AS PROMESSAS DE DEUS NA NOSSA VIDA. SONHAR COM FELICIDADE, CONQUISTA, UNIÃO, PAZ E ORAR PARA QUE DEUS FAÇA ACONTECER. SOMOS TODOS ESPECIAIS PARA DEUS.
sexta-feira, 5 de março de 2010
PODE SER USADA COM FANTOCHE OU TEATRO COMO EU FAÇO E PREFIRO, PORQUE AS CRIANÇAS MEMORIZAM MELHOR. OU NUMA RODA COMO NARRADORA DO QUE ACONTECEU.
TEMA: MENTIRA NÃO É LEGAL!
3 PERSONAGENS - DONA MENTIRINHA, GUGU E ANITA
O IMPORTANTE AQUI É FAZER AS CRIANÇAS ENTENDEREM O QUE HÁ DE MAL POR TRÁS DA MENTIRA. QUE AS MENTIRAS SÃO MUITO FEIAS E PREJUDICAM A NOSSA VIDA.
A DONA MENTIRINHA É UMA LINDA FADA, QUE FAZ AMIZADE COM AS CRIANÇAS E ENSINA A CONTAR MENTIRAS, RESSALTANDO COMO É DIVERTIDO E CÔMODO MENTIR, MAS QUANDO A CRIANÇA SE DISTRAI ELA VIRA UMA BRUXA FEIA E MALVADA, COMO ELA REALMENTE É! VAMOS LÁ CONHECER ??!! VEM COMIGO...
*MENTIRINHA - Oooi crianças lindas! Vcs sabem quem sou eu? Eu sou a dona mentirinha, uma fada alegre que tem uma tarefa especial: Tornar a vida de todas as crianças melhor! Eu ensino cada tática! Mas pra aprender tem que ser meu amiguinho... quem quer? você quer? e você?
* GUGU: Ai ai ai.. como minha vida ta chata, que dia chato...fui na escola, assisti tv.... não tem nada de legal. Que vida chaaata!
* MENTIRINHA: Háaa peguei ele pessoal! An, quer dizer, acho q encontrei um novo amiguinho, vou falar com ele -- Ei menino, quel seu nome? E porque você tá triste assim?
* GUGU:Meu nome é Gugu. Ah, minha vida é muito chata! Não acontece nada de legal!
* MENTIRINHA- (Ri debochada e baixo) : Mas fica feliz agora, porque eu sou uma fada e vou te ensinar um jeito de se divertir muito. Hoje é seu dia de sorte! Mas precisa ser meu amigo...
* GUGU : Mas claro que eu quero ser seu amigo! Nunca conheci uma fada de verdade... você é bonita e legal! Ela é fada gente! estou ficando amigo de uma fada de verdade.
*MENTIRINHA: Então amiguinho, se prepara e plim! plim! Bem vindo a uma vida feliiiiz!!
- saem e entra Anita
* ANITA: Oi crianças, estou procurando o Gugu, alguém viu ele? Gugúuuuuuu!
* GUGU: Oi Anita, como você está? Aaaai ! Tem uma barata no seu cabelo!
* ANITA: Ai, socorro, socorro me ajuda Gugu, tira, tira!
* GUGU: Ha ha ha! Te enganei. Bobinha!
* ANITA: Ah Gugu, pôxa, me assutou.
* GUGU :Brincadeirinha, só uma mentirinha... sabe, conheci uma fada muito legal! Ela me ensinou cada coisa divertida! Cuidado Anita, vai pisar no cocô de cachorro
* ANITA:Cocô? cadê? Aaaai que eca!
* GUGU: Ha ha ha! outra mentirinha!!
* ANITA: Poxa Gugu, ta gostando de mentir né! Hoje você não tá legal comigo, eu vou embora.Te vejo na igreja a noite, você vai né? Outra coisa, fadas não existem!!
* GUGU:Claro que vou, pode me esperar lá Anita.
Anita sai e chega a Mentirinha
*MENTIRINHA: Amiguinho! E aí, está se divertindo agora? Gostou das minhas idéias?
* GUGU:Ah gostei muito, acabei de falar umas mentirinhas aqui pra minha amiga Anita. Ela ficou brava comigo! Hihihi. Vou te apresentar ela . O nome dela é Anita.
*MENTIRINHA: Não liga! Deixa pra lá... Mas hein, que Anita, uma de cabelo preto?
* GUGU: É , por que? Você ja conhece ela?
*MENTIRINHA: Uma vez brigamos sabe, ela não gosta de mim. Se ela falar mal de mim para você não acredita viu! Mas me conta mais... você mentiu pra mais alguém??!!
* GUGU: Iii, te conto sim, mas amanhã, agora vou embora tomar banho porque preciso ir na igreja. Já combinei com a Anita. Eu nunca falto a escolinha.
*MENTIRINHA: É mesmo? que coisa chata! Igreja não é legal! Aaah Gugu, vamos passear, vamos na pracinha encontrar umas crianças pra gente dizer umas mentirinhas.. esquece a Igreja .. vaaamos??
* GUGU: É seria divertido. Hahaha. Mas e a Anita?
*MENTIRINHA: Muito fácil, vamos de mentirinhaaa!! Diz que você teve dor de barriga, dor de dente..sei lá.
Saem rindo. - Narra-se: No outro dia.... entra Anita em seguida Gugu.
* ANITA: Gugu, porque não foi na igreja ontem , foi tão legal! Aprendemos sobre o amor de Deus. Foi linda a aulinha.
* GUGU: Aaah, mesmo? Pois é Anita, tive é... é... dor de dente! Muita dor.. até chorei!
* ANITA: Coitadinho de você, mas me explica uma coisa, você ficou chorando na pracinha? Porque a sua mãe me contou hoje que você ficou na pracinha até muito tarde. Oh Gugu, eu não gosto de mentira hein! Para com isso!
Saem os dois - entra mentirinha
* MENTIRINHA: Lá lá lá! Como eu sou esperta né crianças! Eu fingi que era amiga daquele menino bobo, ele acreditou em mim e agora está perdendo os amiguinhos dele. Isso mesmo que eu queria. Ele vai se dar mal! ( vira Bruxa e dá uma gargalhada!)
Entra Anita e ela volta a ser fada
* ANITA: Oi quem é você? Parece que te conheço...
* MENTIRINHA: Ah, Eu? nome é Joana, não me conhece não, sou de outro país. To passeando.
Entra Gugu
* GUGU: Ah vocês ja se conheceram! Esta é a Fada que te falei Anita, ela é muito legal!
* ANITA: Fada? O nome dela não é Joana?
*GUGU: Ela te falou isso? Ha ha ha! Ela é mesmo muito divertida! Te enganou!
Mentirinha começa a sair e Anita a chama
* ANITA: Fada! Volta aqui por favor! Onde está indo? Sabia que te conhecia de algum lugar...
* MENTIRINHA: Chata, enjoada. Me deixa em paz!
*GUGU: Fa -faaa - da! Você é bruxa?
* ANITA: É sim Gugu! É a Dona Mentirinha! Ela ja ficou minha amiga uma vez pra me enganar e eu perdi meus amiguinhos.
* MENTIRINHA: É bem feito pra você! Você falou mentira porque quiz, se deu mal e eu gostei. Eu não gosto de criança mesmo. Esse bobo aí também, beeem feito pra vocês!
*GUGU: Espera aí, bobo não! Ah, vai embora daqui e não volta mais! Eu pensei que você era legal e você me enganou, mentiu pra mim.
* MENTIRINHA: Vou mesmo, óh, não ligo pra vocês. Olha ali na frente um monte de crianças pra eu enganar! Quem quer ser meu amigo? vira fada. Ensino a falar mentirinhas engraçadas... ninguém? Ah quer saber? Vou embora!
sai brava
* ANITA: É Gugu, quase se deu mal hein! Precisa ser mais esperto! Você tem que aprender a orar pedindo a Deus pra afastar o mal da sua vida. Ele nos protege!
* GUGU: Amiga, me perdoa, eu não pensei que era tão feio falar mentirinhas... Eu não vou fazer isso denovo. Me ajuda a orar?
* ANITA: Ajudo sim, vamos todos juntos fazer esta orção crianças?
- "Querido Papai do Céu, que me guarda com seu amor
Afasta de mim o mal, meu coração é do Senhor"! Amém